Atualmente o Mercado livre é um dos canais mais utilizados e também um dos mais criteriosos em questão de obrigatoriedade de informações para anunciar o produto.
Estarei listando nesse tutorial alguns erros principais que o Mercado livre nos retorna e como ajustar.
1- Os atributos [GTIN] são obrigatórios para a categoria [MLB236755]. Verifique se o atributo está presente na lista de atributos ou em atributos_combination ou atributos de todas as variações.
Esse retorno acontecerá quando a categoria do produto exige o preenchimento obrigatório do código de barras(GTIN). Porém precisa se atentar da onde esse código é integrado, pois se vem do sistema ERP, é lá que precisa ser configurado. Caso não tenha ERP, precisa ser inclusa no admin Climba. Logo a informação será integrada ao produto no Hub.
2- As fotos devem ter pelo menos 500 pixels em um dos lados e 250 no outro lado.
As fotos devem ter pelo menos 500 x 500 pixels no campo útil da imagem. Logo se um produto conter 4 imagens, por exemplo, e uma delas estiver abaixo do mínimo que retorna no erro 500 pixels em um dos lados e 250 no outro lado. Precisa alterar a imagem para uma correta conforme orientação. No entanto, para que os compradores possam ampliá-las, recomendamos imagens de 1.200 x 1.200 pixels.
3- Campo Extra deve ser informado ao produto, pois a categoria vinculada ao produto considera o como obrigatório.
De acordo com a categoria do produto enviado, vai estar solicitando o preenchimento de campos personalizados, campos esses que não tenho como deixar criados, pois não serão padrões em todos os produtos. Logo de acordo com o que solicita, pode ser criado dentro do hub, na tela de estoque do produto, os campos conforme solicitado e o valor do campo conforme instrução de sugestão dada pelo canal.
Conforme exemplo acima, pediu campo extra, “Tipo de produto, Cor, Voltagem E Frequência”, e precisa informar os valores de campo podendo usar as sugestões retornadas em tela.
4- O produto não possui categoria.
Dando esse retorno, pode ir à tela de gestão de categoria, e categorizar o produto, após pode reenviar o item da listagem de erro.
5- Erro Prévalidação: A grade de tamanho adequado para o gênero feminino não foi encontrada. Por gentileza, verifique se há uma grade de tamanho adequado para a classificação deste produto.
Para produtos das categorias vestuário e calçados, o Mercado Livre exige a criação de um guia de tamanhos na conta, com a categoria, gênero e tamanhos do produto enviado. Esse guia pode ser reutilizado para itens da mesma categoria e tamanhos. Logo com o retorno acima é necessário validar as informações no guia criado, pois, por exemplo, um guia para produtos masculinos não serve para produtos femininos. Nesse caso, deve-se criar um guia específico para o gênero feminino com os tamanhos correspondentes.
6- Ocorreu um erro ao processar a foto. Por favor, envie-a novamente.
Reenviar o produto da listagem de erro e será aceito.
7- Produto está inativo.
Mercado livre não cria anúncios quando o estoque do produto está zerado e o status inativo, pode ser retirado o produto do cluster ele irá sair da lista de erros.
8- O atributo de variação está duplicado. Combinações de atributos únicos permitidos.
Produtos com grade de variações, não pode ter atributos repetidos, de cor e tamanho, por exemplo, a cor do produto é preta, e possui 3 tamanhos, os 3 podem ser na mesma cor no atributo, mas os tamanhos precisam ser diferentes. Nesse caso olhe o cadastro das variantes, um dos atributos deve estar repetido, como nesse exemplo:
9- Erro Prévalidação: Tabela de Medidas – Tamanho não encontrado (EGGG). Valores permitidos para essa tabela
Nesse tipo de retorno, encontrou a guia pela categoria, gênero, porém não encontrou na guia o tamanho que está tentando ser enviado. Logo ele retorna na mensagem, os tamanhos que foram encontrados na guia, sinalizando que esse são os permitidos. Nesses casos, não precisa criar uma outra guia. pode ser editado a guia e incluído o tamanho solicitado conforme o produto. Para poder reenviar o item da lista de erros.
10- O campo “Modelo” deve ser informado, pois a categoria vinculada ao produto considera como obrigatório.
O campo “Gênero” deve ser informado, pois a categoria vinculada ao produto considera como obrigatório.
Em todos os produtos o Mercado livre pede o preenchimento do modelo do produto, e em casos de segmento vestuário e calçados o gênero, dados padrões da ficha técnica do anúncio.
O preenchimento é dentro do cadastro do produto no Hub diretamente.