Nestes últimos dias, mais precisamente ao final de quarta-feira (29/09) e durante a quinta-feira (30/09) alguns clientes se depararam com um aviso ao acessar a sua loja virtual notificando que o site não era seguro.
Essa situação ocorreu mundialmente, devido a uma atualização no certificado de segurança SSL, que é aquele pequeno cadeado que fica à esquerda do seu domínio ao acessar. Hoje utilizamos o serviço da LetsEncrypt, que é responsável por gerenciar esse certificado.
O que acabou ocorrendo nesses dias foi a expiração desse certificado, ao qual acabou gerando 2 problemas: a não compatibilidade e a não atualização automática de todos os certificados.
A equipe da Climba ficou focada desde às 16h da quarta-feira até às 10h da manhã de quinta-feira, e conseguimos resolver os problemas gerados pela não atualização automática dos certificados.
👉 Com isso, grande parte dessa complicação já está normalizada, porém, o problema de compatibilidade se mantém alguns sistemas operacionais antigos que não possuem suporte para esse novo certificado, pois não recebem mais atualizações da fabricante.
No momento estamos aguardando que fim se dará essa atualização, pois a empresa responsável pela geração desse certificado, a LetsEncrypt, até o momento não se pronunciou sobre a correção ou não deste problema.
A nossa expectativa é que seja corrigido, pois essa mesma atualização afetou todas as empresas no mundo que utilizam a LetsEncrypt, hoje a maior autoridade quando se fala nesse assunto.
Em paralelo, também estamos procurando uma segunda alternativa compatível caso seja necessário fazer a troca, mas por se tratar de segurança é uma atualização nada simples e nada rápida.
Para mais detalhes acesse o link: https://www.bgr.in/features/internet-to-stop-working-for-select-uses-from-today-why-who-will-be-affected-what-to-do-1011330/
Permanecemos a disposição para maiores esclarecimentos.