Você sabia que 70% dos e-consumidores desistem da compra no processo de checkout? Pois é, o processo de finalização de uma compra é uma das etapas mais cruciais para que o seu cliente de fato, concretize uma compra em sua loja.
Visando sua importância, decidimos rever todo o processo de checkout da sua loja virtual, analisando pontos que pudessem otimizar essa etapa, de modo que os seus clientes possam efetuar seus pedidos com mais agilidade e consequentemente ajudando na diminuição de carrinhos abandonados.
Com isso, apresentamos à vocês, o novo processo de checkout da sua loja virtual.
O que mudou no novo processo de checkout?
Foram realizadas diversas alterações e implementações com o objetivo de aprimorar todo o processo, para que sua loja virtual gere cada vez mais conversões.
Etapa 1 – Carrinho
O primeiro aspecto que podemos notar ao acessar a página do Carrinho é que sua usabilidade foi aperfeiçoada. Confira:
Botão “Finalizar Carrinho” virou “Continuar”
Como podemos ver na imagem acima, o botão que antes era finalizar carrinho, foi alterado para “Continuar”, que é um gatilho mais eficiente de passagem para a próxima etapa do processo.
Cálculo do frete opcional
Não é mais obrigatório calcular o frete na página do carrinho, por isso retiramos o destaque no campo “Consulte o frete e prazo de entrega”. Assim seu cliente consegui seguir para a próxima etapa sem saber o valor do frete, o que ajuda na não desistência da compra nesse momento.
Informado valor de desconto no boleto e de parcelamento
Agora o usuário visualiza o valor à vista no boleto e de parcelamento do seu pedido na página do carrinho.
Etapa 2 – Identificação
A etapa de login (identificação) ficou mais limpa. Aqui o usuário pode optar por fazer o login (se já for cadastrado) ou efetuar a compra como visitante, preenchendo apenas um cadastro otimizado, somente com os campos que são necessários para fazer a gestão do cliente e do seu pedido.
Etapa 3 – Pagamento
Frete é calculado automaticamente
Ao chegar nessa etapa do checkout o usuário já estará logado, por isso, o frete é calculado automaticamente e o usuário só precisa escolher a forma de entrega que preferir.
Adicionado “Economize R$ xx,xx” pagando no boleto ou depósito
Quem não gosta de ganhar desconto e economizar, não é mesmo? Para que o usuário tenha a informação de quanto poderá economizar se fizer o pagamento do pedido à vista, adicionamos o valor abaixo da opção de pagamento, sem que ele tenha que selecioná-la primeiro.
Em mais de uma etapa…
Resumo do Pedido
Foi adicionado tanto na página do Carrinho quanto na de Pagamento um box com o Resumo do Pedido. Veja como ficou:
Selos de Segurança
Os selos de segurança são informações que ajudam muito na percepção de segurança do seu cliente, e para que ele sinta mais confiança em finalizar a compra em sua loja virtual, retiramos os selos do rodapé e os reposicionamos no topo de todo o processo de checkout.
Barra de Frete Grátis
Foi adicionado também, sua barra de Frete Grátis com as informações de desconto no boleto e parcelamento no processo de checkout, com a finalidade de incentivar o usuário a finalizar a compra.
Barra de Rolagem
Outro aspecto de melhoria na usabilidade é que agora não é mais necessário utilizar a barra de rolagem para preencher as informações e fazer as escolhas necessárias para finalizar o pedido.
Então, o que achou? Conta pra gente, adoramos seu feedback! ♥