O que é o Marketplace In?
O Marketplace in é uma estratégia na qual a empresa disponibiliza sua própria plataforma para outros varejistas venderem os seus produtos. Resumidamente o nosso lojista será uma plataforma de Marketplace, e outros CNPJ poderão usar o site para exibir os seus produtos para vendas.
Como funciona o Marketplace In da Climba?
Atualmente a funcionalidade Marketplace In permite o uso para lojas que utilizam o mesmo endereço de despacho.
Siga o passo a passo abaixo para configurar essa nova funcionalidade em sua loja:
Passo 1: O Marketplace In é um aplicativo. Para configurá-lo é preciso ir em Aplicativos > Marketplace In e clicar em Instalar e depois em Configurar:
Passo 2: Ao clicar em configurar, será necessário ativar o Maketplace In, deixando a opção Usa Marketplace como SIM:
Passo 3: Ao ativar o aplicativo e a configuração, será necessário cadastrar os novos lojistas. Toda loja já possui o cadastro de um lojista padrão (que é a própria loja), e para cada novo lojista que deverá anunciar produtos para venda é necessário cadastrar um novo lojista.
Para acessar a tela de cadastro, clique em Cadastro de Lojistas, é um atalho para a tela de cadastro:
Ao acessar a tela, você verá que terá o cadastro padrão e terá que adicionar um novo, com os dados do novo lojista:
O lojista já cadastrado é por padrão o Administrador da loja (onde somente eles poderão fazer alguns cadastros ou modificações – mais detalhes informados na sessão Integração ERP), dentro do cadastro do lojista existe uma configuração que indica isso:
Para que seja possível identificar produtos, estoque, pedidos e trocas/devoluções (movimentações) deste segundo lojista dentro da loja virtual, no cadastro do lojista terá um campo chamado Código concatenador:
Observações:
- O lojista administrador da loja não precisa ter o código concatenador informado, porém caso o lojista achar necessário, pode ser configurado.
- Esse código é de uso interno da Climba, o sistema ERP não o verá na sua integração de produtos. O ERP terá acesso ao código concatenador, apenas em códigos de pedidos e códigos de trocas e devoluções.
No cadastro do lojista, cada lojista terá a possibilidade de cadastrar a sua Política de Frete, política de Troca e Devolução e acrescentar suas observações, que é a mesma coisa que exibe como a descrição de uma categoria/marca na listagem.
Passo 3: Outra configuração importante é a da Integração ERP. Você terá acesso a configuração da Integração ERP, por meio do aplicativo do Marketplace IN. Para cada lojista criado, pode existir uma integração ERP vinculada a esse lojista, com um token de integração diferente para cada integração ERP. Neste processo as integrações serão independentes, um lojista não terá acesso a informações de outro lojista.
Exemplo de como ficará o cadastro da Integração:
O processo da criação da integração ERP continuará o mesmo, porém será necessário vincular o lojista no cadastro de uma integração ERP:
Exemplo:
Essa vinculação definirá algumas configurações da integração automaticamente. O lojista que foi identificado como Administrador da loja ficará responsável pelo cadastro e atualização de atributos como: Categoria, marca, cor, tamanho e tags.
A integração do lojista administrador da loja ou integrações que não possuem lojista vinculado podem alterar das permissões de integração, conforme exemplo abaixo:
Integrações ERP vinculadas com outros lojistas que irão anunciar na loja não podem cadastrar ou alterar categorias, marcas cores, tamanhos e tags, ficando com essas configurações de permissão desativadas. Esses lojistas apenas poderão cadastrar os produtos utilizando as características de produtos já existentes na loja virtual.
Tela de produtos:
Produtos de lojistas diferentes podem ter o mesmo código dentro de seus diferentes sistemas ERP, porém o que diferencia o código deles é o código concatenador do cadastro do lojista, que é inserido como um prefixo junto aos códigos dos produtos.
Exemplo:
Além do código do produto, no código de estoque também será usado o código concatenador:
Na página do produto no site é mostrado que o produto está sendo vendido e entregue pela loja que anunciou o produto:
Clicando em cima da label com o nome da loja na página do produto, há um redirecionamento para a página dos produtos vendidos pelo lojista no site e também as informações do cadastro do lojista que foram preenchidas anteriormente.
- Funcionalidades como Compre Junto e Produtos Relacionados poderão ser utilizadas com produtos de lojistas diferentes.
- Produtos KIT: Produtos de lojistas diferentes não poderão estar em um mesmo kit. Um kit pode ser criado apenas com produtos do mesmo lojista.
- Na tela de gerenciar produtos do admin existe o campo de busca por lojista, para conseguir filtrar apenas produtos de um lojista especifico:
Além do código do produto no resultado da busca de produtos do ADMIN, na listagem dos produtos é exibida uma coluna com o nome do lojista. Assim ficará mais fácil identificar a qual lojista pertence o produto:
Na listagem dos produtos, será possível deixar o filtro de Lojista:
Tela de carrinhos:
Configurações de desconto, frete grátis e frete personalizado são configuradas pelo administrador da loja virtual. Os lojistas que anunciam no Maketplace irão respeitar o que está configurado.
Carrinho: O consumidor poderá comprar produtos de vários lojistas ao mesmo tempo, porém mostrará os produtos separados por loja.
Exemplo:
Voucher e Cupom de desconto : Quando for utilizado voucher ou cupom de desconto, o valor aplicado no será rateado entre os pedidos, conforme o valor de cada um:
No exemplo abaixo, foi usado um Voucher de R$ 50,00 reais.
Pedido1:
Pedido2:
Cálculo de Frete: Para o cálculo de frete, não existe configuração de transportadora por lojista. O cadastro da transportadora é apenas um, será usado as transportadoras já cadastradas para os pedidos dos dois lojistas.
Quando houver carrinhos onde tiver produtos dos dois lojistas, o valor do frete será proporcional a cada pedido, se baseando no peso total de cada pedido.
Exemplo:
Tela de pedidos:
Pagamento: As formas de pagamento disponíveis sempre são as definidas pelo administrador da loja virtual. Para carrinhos onde exista produtos de lojistas diferentes será criado apenas uma transação por carrinho, nos pedidos criados poderá ser visto que a transação será a mesma, assim como o registro da mesma dentro da forma de pagamento.
Botão de consultar o valor do pedido irá mostrar o valor do pedido selecionado, porém na transação irá mostrar o valor total da transação:
ClearSale: Caso um carrinho gere mais de um pedido, o pedido enviado para a análise na ClearSale é apenas um, mesmo que tenham sido gerado dois pedidos diferentes. É enviado para a ClearSale na mesma análise os produtos dos lojistas diferentes, por isso é importante que seja entrado em contato com a ClearSale para verificar se a conta esta apta a receber pedidos de Marketplace, pois no envio das informações é enviado a qual lojista o produto pertence, e se é de Marketplace.
Como o envio é apenas um, o recebimento também será um:
Pedido aprovado na ClearSale? Aprova os dois pedidos.
Pedido recusado ClearSale? Recusa os dois pedidos.
Tela de pedidos:
Na tela de pedidos, o pedido ficará separado por lojista, acrescentando ao código do pedido o código concatenador.
Para saber se teve mais pedidos diferentes, porém que foram feitos no mesmo carrinho é possível identificar pelo código do pedido. Os pedidos terão neles um código igual no meio do código do pedido, conforme exemplo acima:
Exemplo:
Na busca, terá o campo que poderá ser filtrado por apenas um lojista:
Cancelamento do pedido: Caso o pedido seja cancelado manualmente, cada um cancela independente do outro, o cancelamento parcial, cancela e estorna somente o valor referente ao que foi pago por esse pedido.
Venda assistida: Poderão ser criadas vendas assistidas com produtos de vários lojistas, e ao adicionar um produto no cadastro da venda assistida é exibida uma coluna na tela indicando de qual lojista o mesmo se refere:
Troca e devolução: O processo de troca/devolução será o mesmo, contendo o código concatenador vinculado com o código da devolução do lojista:
Informações Gerais:
- Não será possível cadastrar produtos virtuais (kits) com produtos de lojistas diferentes
- Métodos de envio com agendamento de entrega de pedidos não são compatíveis com o Marketplace In
- Não é possível definir descontos em formas de pagamento por lojista. Será respeitada a configuração padrão da loja.
- A funcionalidade de Marketplace In possui compatibilidade com as formas de pagamento abaixo (caso necessária utilização de uma nova forma de pagamento, é necessária uma nova programação)
- Pix Mercado Pago
- Pix Cielo
- Cartão de Crédito Cielo
- Pix + Cartão
- Pix + 2 Cartões
- 2 Cartões
- Depósito Bancário
- Voucher
- As regras do módulo promocional de “Compras com valor acima de: Valor do Pedido” serão feitas em cima do valor total do carrinho montado com os produtos dos vários lojistas.
- Não há uma divisão no admin por lojista
- O login continuará sendo o mesmo, sendo possível ver todos os produtos e pedidos cadastrados na loja
- Avaliações e Perguntas e respostas de produtos não possuem controle por lojista, sendo mostradas todas as perguntas e respostas em conjunto
- Ações em massa (produtos, fotos, pedidos, tags) podem ser feitas em itens de todos os lojistas
- E-mails: Cada pedido terá o disparo do seu e-mail, mesmo que tenham sido gerados de um mesmo carrinho
- Marketplace out – se o produto estiver configurado para enviar para o hub de marketplace, o produto será enviado para o hub, independentemente de ser um produto de outro lojista
- Na edição de pedidos não é possível adicionar produtos de vários lojistas em um mesmo pedido. Sempre são produtos do mesmo lojista