Sumário
1.1 – Como cadastrar um produto via tela
1.2 – Como cadastrar um produto via planilha
1.3 – Como cadastrar um produto via integração ERP
2 – Os dados essenciais de um produto
3 – As fotos de um produto
4 – A descrição de um produto
5 – Os pesos e dimensões de um produto
6 – As marcas de um produto
7 – As categorias de um produto
8 – As Grades de um produto (Tamanhos e Cores)
9 – SEO (Search Engine Optimization)
10 – Como criar um kit de produtos
11 – Como usar variáveis na descrição dos produtos
12 – Estatísticas de Cadastro
1.1 – Como cadastrar um produto via tela
Caso você prefira utilizar o cadastro de produtos através de planilhas ou utilize de algum sistema ERP já integrado com a plataforma, você pode conferir abaixo como realizar esses tipos de cadastro:
1.2 – Como cadastrar um produto via planilha
1.3 – Como cadastrar um produto via integração ERP
Para cadastrar um produto você precisa primeiramente cadastrar as informações essências de um produto, abaixo vamos falar um pouco mais sobre elas e a importâncias de cada uma delas:
2 – Os dados essenciais de um produto
Em uma loja virtual o cliente vê apenas as fotos do seu produto, já que não pode tocá-lo como em uma loja física. Então você precisa dar uma atenção especial para as suas fotos!
3 – As fotos de um produto
Outro atributo muito importante de um cadastro de produtos é a descrição. A descrição tem um papel semelhante ao de um vendedor de loja física, ela precisa convencer o seu cliente da compra, é ela que vai tirar todas as dúvidas do seu cliente e vai gerar o desejo de compra nele. Nela você deve criar um conteúdo original e explicativo para que o cliente entenda sobre o produto mesmo sem estar vendo a foto dele.
4 – A descrição de um produto
Para que seja possível calcular o frete do seu produto na loja virtual em tempo real no momento que o cliente está realizando a compra dele, é preciso preencher as informações de pesos e dimensões do seu produto. Essa informação não é exibida ao seu cliente e é exclusiva para cálculo de frete, é essa a informação que definirá o valor de frete exibido ao seu cliente.
5 – Os pesos e dimensões de um produto
Associar um produto a uma marca ajuda a passar credibilidade para o cliente que está vendo o produto. Permite também que o cliente possa filtrar sua busca de produtos por marca, ali estando agrupados produtos de categorias diferentes mas relacionados a mesma marca.
6 – As marcas de um produto
As categorias são atributos utilizados para estruturar e agrupar os produtos da sua loja virtual. Na maioria das vezes elas serão refletidas diretamente no menu de navegação da loja loja virtual, e elas que dirão a estrutura desse menu. Além disso elas também possibilitam que o cliente utilize-as como filtro na loja virtual, assim listando todos os produtos e de determinadas categorias.
7 – As categorias de um produto
Tamanho e cor são atributos essenciais para o cadastro do produto, você deve cadastrá-los anteriormente para que um produto possa ser cadastrado na sequência. É muito importante ter corretamente esses atributos, já que o usuário pode efetuar esses filtros no momento que faz sua busca na loja virtual.
8 – As Grades de um produto (Tamanhos e Cores)
Para que você conquiste um bom posicionamento orgânico da sua loja virtual nos buscadores da internet como Google, Bing entre outros, você precisa aplicar SEO em seus cadastros. SEO (Search Engine Optimization) consiste em um conjunto de técnicas que você aplica em seus cadastros para ranquear organicamente seus produtos nos buscadores na internet.
9 – SEO (Search Engine Optimization)
Você pode utilizar da criação de KITs para oferecer mais produtos ao mesmo tempo, dando a chance do seu cliente adquirir produtos que ele não sabia que precisaria ou tinha interesse.
10 – Como criar um kit de produtos
Você consegue criar descrições mais dinâmicas e visualmente mais elaboradas utilizando as variáveis da descrição.
11 – Como usar variáveis na descrição dos produtos
Para se policiar e também melhorar o seu cadastro de produtos, você pode utilizar a funcionalidade das estatísticas de cadastro para visualizar quais produtos precisam ser alterados e quais podem ser melhorados.