Para efetuar o cancelamento de um pedido, é necessário primeiramente acessar a tela de pedidos em Pedidos > Gerenciar Pedidos e encontrar pelo pedido em que o cancelamento deve ser realizado:
Ao encontrar o pedido, é preciso clicar em Opções (…) > Cancelar:
Na próxima tela, você terá a opção de enviar ou não uma notificação por e-mail ao cliente que teve seu pedido cancelado e ao e-mail de administrador da loja virtual, também poderá escolher se os produtos envolvidos nesse pedido terão o retorno de suas quantidade ao estoque:
Caso o pedido tenha sido pago por cartão de crédito ou débito, você terá a opção de estornar ou não o pagamento ao cliente automaticamente:
Obs.: Para estornar um pagamento que foi feito via boleto ou depósito bancário, será necessário o contato com o cliente, para definir a forma de devolução do dinheiro, que na maioria da vezes nesse caso deve ser feita por transferência ou depósito bancário.
Antes de confirmar o cancelamento, é preciso também informar um motivo de cancelamento, que pode ser selecionado em Motivo Cancelamento, e o texto do motivo pode ser editado em
Obs.: Caso nenhum dos motivos de cancelamento existentes seja o real motivo do cancelamento, pode ser criado um novo motivo de cancelamento clicando em Cadastrar Motivos de Cancelamento:
Após esses procedimentos realizados, é somente preciso clicar em Confirmar Cancelamento para que o pedido seja cancelado.
Importante: Ao estornar um pagamento de cartão de crédito já capturado, você deve ter saldo na conta da operadora de cartão.
É possível também reativar um pedido cancelado, caso tenha cancelado por engano ou o cliente tenha pedido para reativar, para isso, basta clicar em Opções (…) > Reativar pedido
Neste caso o cliente terá que realizar o pagamento novamente caso o valor tenha sido estornado, pois o pedido vai para o status pendente.