Os Correios estão atualizando o processo de recebimento de informações dos pedidos. Isso significa que o sistema atual, conhecido como Pré-Lista de Postagem (PLP), será substituído. Com essa mudança, os Correios implementarão o sistema de Pré-Postagem Nacional (PPN) como o novo formato para o recebimento dos pedidos.
O que é PLP?
A Pré-Lista de Postagem (PLP) é um documento que lista todos os objetos a serem postados e é usado pelos Correios para controle e registro das encomendas.
O que é PPN?
A Pré-Postagem Nacional (PPN) é um novo sistema implementado pelos Correios para otimizar e modernizar o processo de postagem, oferecendo maior eficiência e controle para os usuários.
Diferenças entre PLP e PPN:
Interface: O PPN possui uma interface mais intuitiva e moderna em comparação com o PLP.
Funcionalidades: O PPN oferece novas funcionalidades, como integração com sistemas de gestão e relatórios detalhados.
Automação: Maior automação no processo de postagem, reduzindo erros manuais.
Rastreamento: Melhorias no rastreamento e na visibilidade das encomendas.
A Climba precisou se atualizar, e a nova modalidade está no ar. Abaixo, segue o que foi alterado e como ficou:
Como era o fluxo de Pré Lista de Postagem (PLP) na Climba:
- A Climba reservava uma lista de códigos de rastreio dos Correios
- Esses códigos de rastreio eram usados toda vez que era feito o faturamento de um pedido enviado pelos Correios
- A etiqueta dos Correios era gerada diretamente na Climba, usando bibliotecas para a criação da etiqueta
Após o processo de faturamento (billed), era gerada a etiqueta e em seguida a Pré Lista de Postagem (PLP), para que a etiqueta fosse liberada para despacho nos Correios
Como é o fluxo da Pré Postagem Nacional (PPN) na Climba:
- Toda vez que é feito o faturamento de um pedido que será enviado pelos Correios A Climba cria uma nova Pré Postagem Nacional (PPN) nos Correios via API. Os Correios retornam um código de rastreio juntamente da PPN. A Climba solicita a geração da etiqueta para os Correios via API.
Para configurar o novo formato na Climba, siga o passo a passo abaixo:
Passo 1: No menu Configurações > Formas de Envio e Entrega > Correios > clique em configurar:
Passo 2: Clique na aba Contrato:
2.1: Na configuração Versão de geração de postagem, selecione a opção Pré Postagem Nacional PPN:
Passo 2.2: Clique em salvar no fim da página, e estará configurado.
Informações Importantes:
- O processo de faturamento do pedido, tanto manual, quanto automático pelo sistema ERP não foi alterado, permanece da mesma forma.
- Ao ativar a configuração, a geração de código de rastreio manual pela tela de pedidos/enviar ficará desativada. Isso porque como citado acima, quem irá gerar o código de rastreio será os Correios e será feito assim que for identificado o faturamento do pedido.
Se você precisar de assistência adicional, entre em contato com o suporte dos Correios pelo telefone 0800-725-0100 ou pelo e-mail [email protected].