Existem algumas situações em que o pedido possa não ter oferecido o frete grátis:
- O valor do pedido não chegou ao mínimo necessário para oferecer frete grátis (Para analisar essa questão, veja as configurações de frete grátis da loja em Marketing > Frete Grátis, e também em Selecione os Estados com Frete Grátis e Valor Máximo nessa mesma tela).
- O CEP do cliente não está dentro de nenhum local em que o frete grátis é oferecido na loja.
- A categoria ou a marca do produto está marcada para não oferecer frete grátis (veja esse post).
- Nenhum método de envio está marcado na loja como permitido para ser aplicado como frete grátis.
Quanto as configurações de frete grátis de sua loja, os posts abaixo podem lhe auxiliar a verificar e realizar as parametrizações de acordo com sua preferência:
Quais são as formas para oferecer frete grátis?
Como aplicar Frete Grátis em todos os produtos sem exceção
Como adicionar frete grátis em apenas um produto
Quanto a situação número 4, para analisar essa parte, você pode seguir os passos abaixo:
1 – Vá em Configurações > Formas de Envio e Entrega:
2 – Clique em Configurar na opção Frete Personalizado:
3 – Clique em Alterar nas formas de envio em que você deseja que ela seja aplicada como uma possível forma de frete grátis:
4 – Dentro de Configurações Avançadas, certifique que a opção Permite utilizar o método de envio como frete grátis estará marcada, e então clique em Salvar: