Em qualquer pedido efetuado no cartão de crédito ou débito em sua loja virtual, é possível fazer a consulta do pagamento, onde indicará qual o status retornado pela sua intermediadora de pagamentos. Essa consulta é feita abrindo o pedido, indo na guia Dados de pagamento e clicando em Consultar pagamento.
Dentro dessa tela, caso houve a negação do pagamento, aparecerá o status da transação como Pendente, Negado, Cancelado ou Rejeitado, dependendo da sua intermediadora ou gateway de pagamento:
Quando o status está dessa forma, há algumas situações que podem ter ocorrido:
- O cartão de crédito ou débito do cliente não possuía limite o suficiente para fazer o pagamento.
- A operadora do cartão do cliente rejeitou a realização do pagamento.
- O cliente pode ter digitado alguma informação errada referente aos dados cartão (CVV, número do cartão, data de validade, data de nascimento ou CPF)
- O cartão de débito do cliente não possui permissão para a realização de compras online.
- O cliente não realizou a autenticação no banco depois de finalizar a compra no débito.
- A sua intermediadora realizou a negação do pagamento por validações de segurança internas, por ter identificado algo suspeito.
Nessa última opção, caso você queira saber mais detalhes sobre o motivo da negação, você poderá descobrir através do acesso ao painel de administração de sua intermediadora, ou então através de um contato com o suporte dela ou de seu gerente de conta.
Lembrando que mesmo com a primeira tentativa de pagamento sendo negada, o cliente tem a possibilidade de efetuar uma nova tentativa de pagamento, seja com o mesmo cartão, ou com um outro cartão que ele possua.
Caso desejar, você pode enviar o link do pagamento para o seu cliente fazer uma segunda tentativa, para isso, basta clicar no ícone de copiar, do lado do link de pagamento:
Com isso basta enviar o link para o seu cliente.